Família de criança com necessidades especiais recebe ação solidária e visita social da DPE-AM


O pequeno Francisco Júnior, de três anos, que depende de cuidados especiais para sobreviver, recebeu na tarde desta segunda-feira, 18 de abril, a solidariedade de funcionários da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), que se sensibilizaram com a situação de carência da criança e reuniram doações para ajudar a família. Assistentes sociais e psicólogas da DPE-AM acompanharam a entrega dos recursos arrecadados pelos funcionários do setor de Transportes da instituição e também ouviram as necessidades da família, que serão avaliadas para identificar em que a Defensoria poderá auxiliar.

Francisco Júnior alimenta-se apenas por sonda de gastrotomia e a família está em dificuldade financeira, pois o pai, Francisco, está desempregado, a mãe é dona de casa e os outros dois filhos do casal também são dependentes financeiramente. A família, que mora no bairro Valparaíso, na zona leste de Manaus, relatou dificuldade para conseguir as medicações da criança, bem como todo o equipamento necessário para a alimentação por sonda.

A assistente social responsável pelo setor de Serviço Social da DPE-AM, Zuíla Tapajós Folhadela, informou que as assistentes sociais e a responsável pelo Serviço de Psicologia do órgão, Nádia Graça Pinheiro Teles, levantaram as necessidades da criança na área da saúde e darão encaminhamento, junto aos órgãos públicos competentes, para que a criança seja atendida. "É possível intermediarmos, junto à Secretaria de Saúde, que a criança receba acompanhamento médico em casa, o `homecare`, assim como todo o equipamento necessário para sua alimentação", afirmou Zuíla, ao informar que a família vai reunir a documentação médica da criança para que o Serviço Social da DPE-AM possa atuar.

De acordo com o coordenador do setor de Transportes da DPE-AM, Alysson Freitas, a iniciativa de ajudar a criança partiu dos próprios colegas do setor que assistiram uma reportagem sobre a situação da família de Francisco em uma emissora de TV. "Resolvemos ajudar porque é uma situação muito precária. Nos cotizamos e juntamos R$ 580 para entregar à família. É o pouco que podemos fazer para ajudar", disse.

#visitasocial

10 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas