Primeira turma do Circuito Vida Ativa na Aposentadoria recebe certificado de conclusão do programa


A primeira turma a participar do Circuito Vida Ativa na Aposentadoria, que faz parte do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), recebeu os certificados de conclusão do curso nesta sexta-feira, 29 de julho. A emoção tomou conta dos servidores na cerimônia de entrega, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública (Esudpam). Muitos deles aderiram ao Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) da instituição e decidiram se aposentar.

O defensor público geral em exercício, Antônio Cavalcante de Albuquerque Júnior, destacou que a iniciativa é uma forma de reconhecimento à dedicação dos servidores ao trabalho na Defensoria Pública. Para o diretor de Apoio Jurídico e Assuntos Institucionais da DPE-AM, defensor público Ricardo Paiva, o curso de preparação para aposentadoria, aliado ao incentivo financeiro do PAI, proporcionará aos servidores em condição de se aposentar uma nova perspectiva de vida.

A coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE-AM, assistente social Zuila Folhadela, elogiou a qualidade dos instrutores e do conteúdo do Circuito Vida Ativa e disse que a preparação possibilitou uma nova visão da aposentadoria. Ela também agradeceu o reconhecimento da instituição à dedicação dos servidores com a implementação do PAI, que estabeleceu condições financeiras especiais para aqueles que estão aptos a se aposentar.

“Sempre dissemos que a Defensoria é uma mãe, por tudo que já conquistamos trabalhando aqui, mas agora, quando decidimos nos aposentar, ganhamos um PAI”, brincou, ao destacar que o incentivo financeiro do Programa de Aposentadoria Incentivada deu um novo alento para quem já pensava em se aposentar.

Com o PAI, o servidor que preencher os requisitos para a obtenção da aposentadoria voluntária terá direito, através do PAI, à indenização correspondente a 12 vezes a remuneração da ativa, indenização por férias e licenças não gozadas e pagamento de verbas decorrentes de direitos reconhecidos e cujo pagamento foi sobrestado por insuficiência orçamentária.

O valor total das indenizações será pago em parcelas mensais iguais em até 36 meses. Além dos ganhos com o PAI, os servidores receberão regularmente aposentadoria por meio da Amazonprev.

Trinta e cinco servidores participaram da primeira turma do Circuito Vida Ativa na Aposentadoria, que contou com uma série de palestras e oficinas com temas voltados ao processo de envelhecimento, saúde, sexualidade, finanças, novas tecnologias e sistema de previdência. O programa foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead).

#DPEAM #PPA

6 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas