Após intermediação da Defensoria Pública, Parada do Orgulho LGBT 2016 tem local definido em Manaus


A Parada do Orgulho LGBT 2016 está marcada para o dia 5 de novembro e percorrerá parte das avenidas Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus. Os organizadores ainda não haviam obtido apoio para o evento e procuraram a Defensoria Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), para intermediar uma solução junto aos órgãos públicos.

O núcleo de Direitos Humanos instaurou um Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (PADAC), no final de setembro, para apurar as razões para a dificuldade de realização da Parada do Orgulho LGBT 2016. Após conversas com órgãos públicos que trabalham com a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) e que atuam em grandes eventos, ficou definido que o evento será realizado nas principais avenidas do Centro de Manaus.

De acordo com o defensor público titular do núcleo de Direitos Humanos, Roger Moreira de Queiroz, o evento é importante porque promove a visibilidade das reivindicações da população do LGBT que, por se tratar de grupo vulnerável, tem o amparo da Defensoria Pública, instituição que tem a missão de zelar pelo respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos. Roger Queiroz afirmou, ainda, que o evento merece inclusive ser incluído no calendário oficial de eventos do Município, a exemplo de como é feito no Estado de São Paulo.

A presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT Manaus, Bruna La Close, disse que a expectativa é que o evento reúna 80 mil pessoas. A concentração será na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), a partir das 15h. À noite, às 19h, seguirá pela avenida Sete de Setembro em direção à avenida Eduardo Ribeiro e, de lá, até a esquina com a rua José Clemente.

Segundo Bruna La Close, as Secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc) já confirmaram apoio ao evento, bem como o Manaustrans e a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp). Com a definição do local do evento, explicou a presidente da organização, estão em trâmite as licenças junto a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Departamento de Vigilância Sanitária (DVisa).


19 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas