Duzentos atendimentos no primeiro dia de ação itinerante da DPE-AM no município de Iranduba

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) iniciou nesta quarta-feira, dia 26, atendimentos à população de Iranduba nas áreas de família e registros públicos, em uma ação do projeto “Defensoria Itinerante”, que vai até esta sexta-feira, dia 28. O atendimento está sendo feito no plenário da Câmara Municipal, das 8h às 15h.

Nesta quarta-feira, no primeiro dia da ação em Iranduba, o “Defensoria Itinerante” realizou 200 atendimentos iniciais, para dar entrada em processos, além de 50 audiências. De acordo com a defensora pública Caroline Braz, coordenadora do projeto, a maioria dos atendimentos está relacionada à retificação de registro civil e à restauração de registro. “A procura da população de Iranduba pelos serviços da Defensoria Pública está superando as nossas expectativas. Logo cedo já havíamos distribuído muitas senhas”, afirma a defensora pública. A meta, segundo a defensora pública, é alcançar o número de 500 atendimentos nos três dias da ação em Iranduba.

A área de família engloba questões como, ações de alimentos, divórcio (consensual e litigioso), guarda de filhos e investigação de paternidade, entre outros. Na área de registros públicos, a população terá atendimento para questões como retificação de registros.

Caroline Braz lembra que iniciativas como as ações itinerantes são uma forma de a Defensoria Pública se aproximar ainda mais da população que necessita dos serviços da instituição e manter-se sempre presente no interior. São pessoas como a dona de casa Maria das Graças Ferreira, 45, que procurou o serviço do “Defensoria Itinerante” nesta quarta-feira para fazer a retificação de seu registro civil. “É um problema que eu venho tentando resolver há algum tempo, porque tenho tido algumas dificuldades em relação à outras documentações. Através do jornal, eu soube dessa ação da Defensoria e aproveitei para tentar agilizar as coisas. E consegui, porque o atendimento foi simples e não precisou de muita burocracia", comenta.

Outro que foi atendido na ação do “Defensoria Itinerante” em Iranduba, nesta quarta-feira, foi o comerciante Paulo Andrade da Silva, 57, que oficializou seu divórcio. “Meus vizinhos falaram que ia ter essa visita da Defensoria e decidir vir com minha ex-companheira. Estamos em processo de separação desde o início do ano e a ação aqui no município nos ajudou a concluir mais essa etapa para que tudo ocorresse bem e dentro das normas", afirmou.

Para este ano já estão previstas outras ações itinerantes em municípios do interior. Depois de Iranduba, a Defensoria fará atendimentos em Manacapuru, no mês de maio, e em Itacoatiara, em junho.

As ações do projeto “Defensoria Itinerante” estão sendo desenvolvidas desde o ano passado, quando foram realizados 8 mil atendimentos em diversas áreas de Manaus e em municípios do interior do Estado. Em 2017, segundo ela, a meta é alcançar o número de 10 mil atendimentos até o final do ano. Em 2016, o projeto também realizou atendimentos em Iranduba.