Duzentos atendimentos no primeiro dia de ação itinerante da DPE-AM no município de Iranduba


A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) iniciou nesta quarta-feira, dia 26, atendimentos à população de Iranduba nas áreas de família e registros públicos, em uma ação do projeto “Defensoria Itinerante”, que vai até esta sexta-feira, dia 28. O atendimento está sendo feito no plenário da Câmara Municipal, das 8h às 15h.

Nesta quarta-feira, no primeiro dia da ação em Iranduba, o “Defensoria Itinerante” realizou 200 atendimentos iniciais, para dar entrada em processos, além de 50 audiências. De acordo com a defensora pública Caroline Braz, coordenadora do projeto, a maioria dos atendimentos está relacionada à retificação de registro civil e à restauração de registro. “A procura da população de Iranduba pelos serviços da Defensoria Pública está superando as nossas expectativas. Logo cedo já havíamos distribuído muitas senhas”, afirma a defensora pública. A meta, segundo a defensora pública, é alcançar o número de 500 atendimentos nos três dias da ação em Iranduba.

A área de família engloba questões como, ações de alimentos, divórcio (consensual e litigioso), guarda de filhos e investigação de paternidade, entre outros. Na área de registros públicos, a população terá atendimento para questões como retificação de registros.

Caroline Braz lembra que iniciativas como as ações itinerantes são uma forma de a Defensoria Pública se aproximar ainda mais da população que necessita dos serviços da instituição e manter-se sempre presente no interior. São pessoas como a dona de casa Maria das Graças Ferreira, 45, que procurou o serviço do “Defensoria Itinerante” nesta quarta-feira para fazer a retificação de seu registro civil. “É um problema que eu venho tentando resolver há algum tempo, porque tenho tido algumas dificuldades em relação à outras documentações. Através do jornal, eu soube dessa ação da Defensoria e aproveitei para tentar agilizar as coisas. E consegui, porque o atendimento foi simples e não precisou de muita burocracia", comenta.

Outro que foi atendido na ação do “Defensoria Itinerante” em Iranduba, nesta quarta-feira, foi o comerciante Paulo Andrade da Silva, 57, que oficializou seu divórcio. “Meus vizinhos falaram que ia ter essa visita da Defensoria e decidir vir com minha ex-companheira. Estamos em processo de separação desde o início do ano e a ação aqui no município nos ajudou a concluir mais essa etapa para que tudo ocorresse bem e dentro das normas", afirmou.

Para este ano já estão previstas outras ações itinerantes em municípios do interior. Depois de Iranduba, a Defensoria fará atendimentos em Manacapuru, no mês de maio, e em Itacoatiara, em junho.

As ações do projeto “Defensoria Itinerante” estão sendo desenvolvidas desde o ano passado, quando foram realizados 8 mil atendimentos em diversas áreas de Manaus e em municípios do interior do Estado. Em 2017, segundo ela, a meta é alcançar o número de 10 mil atendimentos até o final do ano. Em 2016, o projeto também realizou atendimentos em Iranduba.


45 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas