Rafael Barbosa destaca importância da posse do desembargador Ernesto Anselmo Chíxaro para a Defensor


O defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, destacou que a posse do juiz Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) representa uma esperança de uma atenção ainda maior aos pleitos dos assistidos da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira, 2 de maio, na sede do TJAM, no Aleixo, zona centro-sul de Manaus, com a presença dos demais desembargadores da corte amazonense, o governador do Amazonas, José Melo, e o prefeito de Manaus, Arthur Neto, além de autoridades dos demais órgãos do sistema de Justiça, do Legislativo, militares e sociedade civil organizada.

“A Defensoria não poderia deixar de manifestar a sua felicidade e a esperança com a ascensão do desembargador Anselmo ao ápice da carreira na magistratura no Estado do Amazonas, principalmente porque, como foi bem lembrado no discurso do desembargador Jomar, a carreira do desembargador Anselmo começou como defensor público no interior do Estado. Sabemos agora que teremos aqui um ex-defensor público que certamente vai reverberar todos os clames do interior do Estado que, muitas vezes, só conseguem alçar a esse patamar graças à Defensoria Pública”, afirmou Rafael Barbosa, ao destacar o apoio que o TJAM tem dispensado à instituição, bem como Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Amazonas.

O juiz Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro chegou ao posto de desembargador do TJAM pelo critério de antiguidade, após ter sua promoção confirmada pelo Pleno do TJAM, em sessão do último dia 4 de abril. Com a posse de Chíxaro, o TJAM preenche a quarta das sete vagas abertas pela Lei Complementar 126/2013.

O juiz, que é do município de Humaitá, no Sul do Amazonas, tem 58 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. Trabalhou como defensor público por cerca de um ano e atua com magistrado há 23 anos.

Iniciou a carreira nas Comarcas de Lábrea, Tapauá e Itacoatiara; também atuou na Vara Especializada em Crimes de Trânsito, além da 3ª Vara Criminal e Vara de Registros Públicos e Usucapião, e foi titular da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual por muitos anos, todos da Comarca de Manaus. Fez parte, ainda, da turma recursal do Juizado Especial do TJAM, foi juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) e vinha trabalhando como juiz convocado para atuar como desembargador, desde o dia 17 de fevereiro deste ano.

#DPEAM #TJAM

93 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas