Defensores públicos palestram sobra a atuação da Defensoria na área da saúde, em Fórum Médico Jurídi

Nesta sexta-feira, dia 19, os defensores públicos Carlos Almeida Filho, Arlindo Gonçalves e

Maurílio Casas representaram a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em uma mesa de discussões sobre a importância e o papel da Defensoria no acesso à saúde, durante o II Fórum Médico Jurídico, promovido pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Amazonas (Simeam), na Universidade Paulista (Unip).

Além dos defensores públicos, o advogado Murilo Laredo, que atua nesta área, também participou dos debates. Temas como a judicialização decorrente das deficiências na saúde pública ganharam destaque. Questões como a falta de orçamento e de ações mais eficientes do poder público para sanar as demandas que chegam a Defensoria também foram ressaltadas.

“É sempre uma satisfação poder trocar experiências com estudantes e outros profissionais. Debater sobre o desafio da prestação de serviço na saúde público no Estado faz com que possamos contribuir para mudar esse cenário, mostrar o papel da Defensoria e, principalmente, os desafios que enfrentamos nas questões referentes à saúde pública no dia em que se comemora o Dia do Defensor Público é duplamente gratificante”, observou o defensor Carlos Almeida Filho.

O II Fórum Médico Jurídico termina nesta sexta-feira. A programação que começou na manhã de ontem, promoveu debates desde temas como prontuário médico – suas implicações ético-legais, sigilo e consentimento informado como garantia de defesa profissional, até ética no atendimento da comunidade LGBT.

#DPEAM