Publicação “Defensoria Informa” traz balanço de gestão e pode ser acessada no site da DPE-AM


A Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) disponibilizou no site da instituição a primeira edição da publicação “Defensoria Informa”, que traz um balanço do primeiro ano da gestão do defensor público geral, Rafael Barbosa. O informativo busca prestar contas e dar transparência às ações que estão em curso para tornar a instituição mais forte e capacitada para prestar um serviço de excelência à população carente. Aborda, ainda, o planejamento e as iniciativas para o futuro da instituição.

Nesta edição, são abordados os esforços que estão sendo feitos para enfrentar os impactos da crise econômica nas finanças da DPE-AM, que exigiu cortar gastos e otimizar processos para enxugar custos, manter a estrutura e até promover melhorias. Entre os destaques estão as medidas aprovadas pelo Conselho Superior da Defensoria Pública que ajudaram no objetivo de aprimorar a gestão, bem como os avanços em procedimentos implementados pelas Diretorias de Administração e Jurídica e Institucional, além do aperfeiçoamento das ações da Corregedoria.

As melhorias na área de Tecnologia da Informação, com a modernização de equipamentos e da gestão, e de Comunicação, com a presença mais ampla da Defensoria Pública na mídia também são apresentadas neste balanço. Fazem parte desta edição, ainda, os avanços da Escola Superior da Defensoria Pública, que pela primeira vez formou mais de 900 defensores populares no interior do Estado, e do programa “Defensoria Itinerante”, que experimentou uma evolução de mais de 600% em número de atendimentos em 2016.

Merecem destaque iniciativas inéditas da Defensoria Pública, como a criação do Grupo de Trabalho Itinerante do Interior, que ajuda a reduzir os impactos da falta de defensores públicos no interior do Estado, bem como a contratação de uma consultoria multinacional em gestão empresarial, que está trabalhando para desenvolver um novo modelo de gestão capaz de elevar o patamar da qualidade do atendimento e do reconhecimento da instituição como essencial à população.

O Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) e os projetos “Um Novo Amanhã”, voltado à assistência psicossocial a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, e “Liberdade para Quem Tem Direito”, direcionado à assistência jurídica no cárcere, também são iniciativas implantadas no primeiro ano da atual gestão.

Para o ano de 2017, a meta é, sobretudo, consolidar a eficiência na gestão, principalmente por conta de um cenário ainda de dificuldades na área econômica.


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