Defensora pública destaca a relação entre cidadania e meio ambiente em evento


A importância do meio ambiente e como ele interfere na vida dos cidadãos foi o ponto de destaque da palestra ministrada pela defensora pública Monique Rodrigues Cruz, na manhã desta terça-feira, dia 06 de junho, na Semana do Meio Ambiente promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de 05 a 09 de junho, na sede da instituição. A palestra da defensora pública, que responde pela Defensoria Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias, teve como tema “Cidadania e Meio Ambiente”.

A participação da defensora pública Monique Cruz no evento do Ibama faz parte das mobilizações da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em torno das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. “Destaquei a relação que existe entre cidadania e meio ambiente. A importância do meio ambiente e como ele interfere na vida das pessoas, ressaltando que trata-se de um dos Direitos Humanos”, comenta a defensora pública.

Como parte da programação da Defensoria Pública e das mobilizações em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente, Monique Cruz também ministrou uma aula no curso Defensores Populares, no último sábado, dia 03 de junho, onde tratou de Direito Ambiental. “Busquei fazer uma contextualização do meio ambiente como Direitos Humanos e também abordei os crimes ambientais, pela experiência que tenho de atuação na Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (VEMAQA)”, afirmou.

A aula no curso Defensores Populares foi ministrada no sábado à tarde, após o lançamento da car