Evento celebra Dia Internacional do Orgulho LGBT e reúne Defensoria, Sejusc e movimentos sociais par

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio da Defensoria Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, participa das celebrações pelo Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado no próximo dia 28 de junho, quarta-feira, em evento que promove o debate sobre direitos e questões de gênero e inclui um ato público no Centro. Com o tema “A Construção da Empatia e a Garantia da Equidade de Direitos para a população LGBT”, a série de painéis de discussão será realizada nos dias 27 e 28, no auditório do Centro Estadual de Referência em Direito Humanos Adamos Guedes – CERDH, Rua Major Gabriel, nº 1192, Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus.

O evento é promovido pelos movimentos sociais LGBT e pela Gerência de Diversidade e Gênero/DPDD/SEJUSC, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com a participação da DPE-AM. De acordo com a organização do evento, o objetivo da série de painéis de debate é avaliar e propor os avanços e desafios da implementação das políticas públicas no Amazonas para a população LGBT. “A Defensoria Pública é a instituição constitucionalmente vocacionada para atuar em prol da promoção e defesa de Direitos Humanos. Portanto, a defesa dos interesses da comunidade LGBT faz parte de nossa função institucional. Não é favor, não é por amizade ou qualquer outro tipo de deferência pessoal. É a razão de existirmos enquanto instituição”, afirma o defensor público Roger Moreira, responsável pela Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.

No dia 27, terça-feira, os participantes do evento poderão fazer o credenciamento das 13h às 17h. A abertura será realizada às 14h, com a realização do painel 01 ocorrendo em seguida, às 14h30, com o tema “Orgulho LGBT!”. Os painelistas professora doutora Lidiany Cavalcante, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o professor doutor Denis Pereira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) abordarão o tema “A Importância de Ser Quem Somos na Atual Conjuntura Política: Avanços e Desafios”. A programação do primeiro dia do vento inclui, ainda, debates (em dois horários – das 15h10 às 15h30 e às 16h40) e Cine Debate: “Lampião da Esquina (2016)”, às 15h30, com encerramento às 17h.

No dia 28, quarta-feira, o evento será retomado às 08h15, com a realização do Painel 02 – “Orgulho de ser Lésbica!, das 8h15 às 9h. O tema “Lesbianidades, Feminismos e Combate ao Racismo” será abordado pelos painelistas Brenda Félix, do Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), e Keth Prestes, assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e, das 9h às 9h20 será aberto tempo para o debate do assunto.

Das 9h20 às 10h, será realizado o Painel 03 – Orgulho de Ser Gay!, com o tema “Tenho orgulho de ser quem Sou”, apresentado pelos painelistas Gabriel Mota, do Movimento Manifesta LGBT+, e Rafael Arcanjo, da Rede de Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS. Das 10h às 10h20, haverá tempo para debate.

O Painel 04 – Orgulho de ser Bi! será realizado das 10h20 às 11h, com o tema “Avanços e Desafios na Politica de Saúde e Prevenção das IST/HIV/AIDS”, abordado pelos painelistas Dartanhã Silva, da Associação Garotos da Noite, e Carol Carolina Souza, da entidade Miga Sua Lôca. O debate do assunto ocorrerá das 11h às 11h30, quando haverá um intervalo para almoço.

À tarde, o evento segue, com Painel 05 – Orgulho de ser Travesti!, das 13h00 às 13h40. O tema “Segurança Pública e Mercado de Trabalho” será apresentado pelos painelistas Bruna La Close, da Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOLGBT), Joyce Lorrane, da Orquídea GLBT/AM), e o defensor público Roger Moreira. “A luta contra todas as formas de discriminação ou preconceito deve nortear a nossa atuação como defensores públicos, com vistas à prevalência e efetividade dos direitos humanos. A atitude da DPE não poderia ser outra, a não ser apoiar a comunidade LGBT nesse evento e se colocar sempre à disposição dos interessados para atuar em casos de violação de direitos”, comenta o defensor Roger Moreira. O debate do assunto será realizado das 13h40 às 14h.

Em seguida, das 14h às 14h40, será realizado o Painel 06 – Orgulho de Ser Transexual!, com o tema “O Orgulho do Corpo Fora do Padrão e o Enfrentamento à Transfobia”, com os painelistas Thiago Costa, do Coletivo o Gênero, e Maria Morais, acadêmica de Pedagogia da UFAM. O tema será debatido das 15h às 15h20. Das 15h20 às 16h20, haverá a reunião de um Grupo de Trabalho, que apresentará seus resultados das 16h20 às 17h.

O evento será encerrado com o ato público Dia do Orgulho LGBT!, às 17h, na esquina das avenidas 7 de Setembro e Eduardo Ribeiro.

#DPEAM #LGBT #SEJUSC #APOLGBT