Defensoria Pública inicia treinamento de estagiários de Direito para núcleo que atenderá área de fam


A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) iniciou, na tarde da última segunda-feira, dia 14 de agosto, o treinamento de 55 alunos da faculdade de Direito do Centro Universitário do Norte (UniNorte), que atuarão como estagiários no polo avançado do órgão no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da instituição de ensino. O treinamento é voltado ao atendimento na área de família e há 120 vagas no total. O prazo para inscrições ainda segue em aberto, para mais adesões. A parceria entre a DPE-AM e o UniNorte tem o objetivo de ampliar o atendimento na área de família, que representa a maior demanda da instituição. A previsão é de que o polo avançado da instituição comece a funcionar a partir do próximo dia 28 de agosto.

A parceria entre as duas instituições foi firmada no dia 19 de julho, por meio de um Termo de Cooperação que permitirá que a Defensoria atue no NPJ do curso de Direito da instituição como um polo descentralizado de atendimento. A parceria permitirá que as duas instituições prestem serviços à população de forma multidisciplinar, oferecendo, além da assistência jurídica gratuita, atendimento de psicologia e assistência social. O novo núcleo da Defensoria funcionará na unidade 7 do UniNorte, localizada no Centro de Manaus, na esquina das ruas Major Gabriel e Emílio Moreira e o atendimento à população será feito das 14h às 18h.

Serão duas semanas de treinamento. As aulas começaram na tarde segunda-feira no auditório do UniNorte, com a defensora pública Melissa Souza Credie Borborema, que vai coordenar o núcleo da DPE-AM no UniNorte, mas outros defensores públicos participarão do processo de treinamento dos estagiários.

Para a implantação de um polo avançado de atendimento, o UniNorte vai disponibilizar estrutura física e de pessoal. O polo terá o apoio de um defensor público, de assistente jurídico e de assessor jurídico na realização dos atendimentos. Também por meio da DPE-AM, os alunos de Direito que estagiarem no polo avançado também passarão por capacitação na Escola Superior da Defensoria Pública (Esudpam). Nesta parceria, outros cursos também serão abrangidos, tais como, Serviço Social e Psicologia, uma vez que no atendimento multidisciplinar da Defensoria, haverá a inclusão de alunos estagiários dos cursos mencionados.

Além do atendimento multidisciplinar na área de família que será prestado à população, a parceria entre a DPE e o UniNorte é vanguardista porque, eventualmente, a infraestrutura do NPJ propiciará o avanço na execução do projeto defensorial “Mediação e Arbitragem”, pelo desenvolvimento de meios alternativos extrajudiciais de composição de conflitos.

#DPEAM #UniNorte #NPJ #Esudpam

174 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas