Defensoria Pública inicia implantação de novo modelo de atendimento que pretende zerar filas em suas


A partir da próxima segunda-feira, dia 28 de agosto, a população vai poder agendar por telefone, via Disk-129, o atendimento na unidade descentralizada da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus. O local, que atende às questões da área de família para quem mora nessa região da cidade, foi escolhido para ser o projeto piloto do novo modelo de atendimento, que visa eliminar as filas em todas as unidades da instituição.

O projeto do novo modelo de atendimento é fruto do processo de modernização administrativa que está sendo implantado pela DPE-AM com apoio do Instituto Áquila, que presta consultoria na área de gestão. Nesse processo, o diagnóstico feito sobre a instituição identificou a oportunidade de eliminar as filas de atendimento, que hoje existem em todas as unidades e, em especial, naquelas que atendem a área de família, que representa a maior demanda da população.

De acordo com o defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, essa experiência de atendimento já existe em outras Defensorias Públicas do País com sucesso, o que traz confiança sobre o novo modelo. “A nossa expectativa é de que em até 90 dias seja avaliada a ampliação do serviço para outras unidades. A projeção é que, em um ano, já consigamos fazer o agendamento por telefone em todas as unidades da Defensoria”, afirma.

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