Defensoria Pública será um dos homenageados da XVII Parada do Orgulho - LGBT

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e o defensor público Roger Moreira, titular da Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, estão entre os homenageados da XVII Parada do Orgulho – LGBT, que será realizada no próximo dia 18 de novembro, na Ponta Negra. A instituição e o defensor público serão agraciados com o Troféu “Eu respeito a diversidade - LGBT”, criado para prestigiar ideias inovadoras de políticas públicas, ações afirmativas, programas e projetos que promova os direitos humanos e a cidadania da população LGBT do Amazonas.

O defensor público Roger Moreira estará em compromisso externo e será representado pelo defensor público Arlindo Gonçalves, responsável pela Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Relacionados à Saúde.

Para o defensor público Roger Moreira, a participação na Parada do Orgulho LGBT, evento de evidente relevância social e democrática, sempre foi de suma importância para a Defensoria de Direitos Humanos, como nunca poderia deixar de o ser, e desde sua instituição, a Defensoria vem colaborando de maneira expressiva com a organização e estruturação do evento.

“A escolha da Defensoria como uma das homenageadas deste ano e o destaque dado ao defensor e ao trabalho que desenvolvemos é um momento de muito orgulho para nós e será uma absoluta honra representar a instituição, sempre em busca da construção de uma sociedade plural e tolerante, que respeite enfim os direitos e diferenças de todos, sem qualquer tipo de discriminação em razão de identidade de gênero ou orientação sexual, que afinal são direitos de todo e qualquer cidadão”, afirmou.

A partir deste ano, a Parada do Orgulho - LGBT vai homenagear atividades que promovam a cidadania, os direitos humanos e o respeito às pessoas LGBT, com a entrega do troféu, intitulado “Eu respeito à diversidade - LGBT”, em homenagem aos que contribuem com a pluralidade de uma sociedade humana, respeitosa, fraterna e feliz.

A presidente da Associação da Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (APOLGBT/Manaus), Bruna La Close, explica que a escolha do defensor público Roger Moreira e da Defensoria entre os homenageados se deve à parceria bastante positiva entre a instituição e o movimento LGBT, que tem resultado em avanços na defesa dos direitos dessa população e que também contribuiu para o retorno do evento à Ponta Negra.

“A escolha do defensor público Roger Moreira para ser homenageado ocorreu em votação realizada em reuniões da comissão organizadora da parada e movimentos sociais, pela atuação como defensor público, como ser humano, como pessoa. A homenagem se deve à atuação dele, desde 2015, em prol dos Direitos Humanos e da população LGBT. A parceria com a Defensoria vem se fortalecendo, vem empoderando o movimento LGBT no Estado do Amazonas, com a atenção as nossas solicitações, as nossas demandas, abrindo portas para o movimento em outros órgãos, para que a gente possa trabalhar a questão da cidadania”, afirmou.

A XVII edição da Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT acontecerá com concentração às 15h, na orla do complexo turístico da Ponta Negra, com o tema “Resistindo aos Preconceitos e Garantindo a Cidadania!”, por uma Manaus sem LGBTFOBIA. A Abertura do ato político com a saída dos trios elétricos ocorrerá às 17h, com participação das autoridades presentes.

Também serão homenageados a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Câmara Municipal de Manaus (CMM), a ex-secretária da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Graça Prola, entre outras autoridades que atuam em defesa dos direitos humanos para a população LGBT.