Defensoria Pública recebe homenagem na XVII Parada do Orgulho - LGBT

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e o defensor público Roger Moreira, titular da Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, foram homenageados na XVII Parada do Orgulho – LGBT, realizada no sábado, dia 18, na Ponta Negra, recebendo o Troféu “Eu respeito a diversidade - LGBT”. Roger Moreira, que não pode comparecer ao evento, foi representado pelo defensor público Arlindo Gonçalves, responsável pela Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Relacionados à Saúde.

O troféu foi criado para prestigiar ideias inovadoras de políticas públicas, ações afirmativas, programas e projetos que promova os direitos humanos e a cidadania da população LGBT do Amazonas.

Ao falar em nome do defensor público Roger Moreira, o defensor público Arlindo Gonçalves disse ser muito gratificante participar de um evento em homenagem à tolerância e ao respeito ao próximo, como é a Parada do Orgulho LGBT, e lembrou que a história da humanidade está repleta de exemplos de atos de preconceito e exclusão, como os praticados contra judeus, negros e mulheres.

“Esta é uma forma de reafirmar o compromisso da Defensoria Pública, como instrumento de promoção e defesa aos direitos de todas as pessoas em situação de vulnerabilidade social, com vistas a alcançarmos uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou.

A partir deste ano, a Parada do Orgulho - LGBT passou a homenagear atividades que promovam a cidadania, os direitos humanos e o respeito às pessoas LGBT, com a entrega do troféu, intitulado “Eu respeito à diversidade - LGBT”, em homenagem aos que contribuem com a pluralidade de uma sociedade humana, respeitosa, fraterna e feliz.

A presidente da Associação da Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (APOLGBT/Manaus), Bruna La Close, disse que a escolha do defensor público Roger Moreira e da Defensoria entre os homenageados se deve à parceria bastante positiva entre a instituição e o movimento LGBT, que tem resultado em avanços na defesa dos direitos dessa população e que também contribuiu para o retorno do evento à Ponta Negra.

A Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT deste ano teve como tema “Resistindo aos Preconceitos e Garantindo a Cidadania!”, por uma Manaus sem LGBTFOBIA.

Também foram homenageados a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Câmara Municipal de Manaus (CMM), a ex-secretária da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Graça Prola, entre outras autoridades que atuam em defesa dos direitos humanos para a população LGBT.

#DPEAM #LGBT #ParadadoOrgulhoLGBT