Defensoria Pública reúne moradores do Viver Melhor e realizará inspeção em UBS do conjunto


A Defensoria Pública do Estado do Amazonas para a área de saúde vai fazer uma visita de inspeção à Unidade Básica de Saúde (UBS) que funciona no Conjunto Residencial Viver Melhor, na Torquato Tapajós, Zona Norte. E solicitar a entrega de cadeiras de rodas motorizadas ao moradores com deficiência física.

Estas são algumas ações a serem tomadas pelo defensor público Arlindo Gonçalves dos Santos, responsável pela Defensoria Pública Especializada na Promoção e Defesa dos Direitos Relacionados à Saúde, após reunião ocorrida no último dia 1º. de dezembro, sexta-feira passada, com moradores do residencial.

Com aproximadamente 55 mil moradores, população semelhante a de vários municípios amazonenses, o Viver Melhor é atendido por uma UBS que nunca oferece um quadro completo de profissionais. E ainda obriga os moradores a esperar de madrugada na fila para conseguir uma consulta. Para outros atendimentos básicos da saúde como maternidade, só se deslocando para outro bairro.

Ao ouvir queixa de moradores que necessitam de cadeira de rodas motorizadas, devido a grandes distâncias de deslocamento naquele conjunto residencial, o defensor pediu à associação de moradores para preparar uma lista das pessoas nessa situação, a fim de instruir ação civil pública. Isso porque já tentou uma solução extrajudicial, mas não foi possível uma conversa com o secretário estadual de saúde.

Arlindo orientou os moradores a respeito dos demais problemas apresentados que envolvem outras áreas da DPE-AM e explicou que algumas dessas demandas relacionadas à saúde como próteses, cirurgias, internações procedimentos em geral, devem primeiramente ser buscados pelos moradores junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de alguma unidade da saúde e, em caso de negativa ou demora, que procurem a Defensoria Pública.


45 visualizações