Nova diretoria da Adepam toma posse prometendo lutar pela valorização da classe

A defensora pública Kanthya Pinheiro de Miranda assumiu, nesta terça-feira, 23, a presidência da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), em solenidade conduzida pelo defensor público geral, Rafael Barbosa, e que contou com a presença do presidente da Ordem dos Advogados Brasil (OAB-AM), Marco Aurélio de Lima Choy, e do juiz titular da 8ª Vara da Família, Gildo de Carvalho.

Os novos membros da diretoria da Adepam são o vice-presidente, João Carlos Bemerguy Camerini, a secretária, Juliana Lopes, o tesoureiro, Diego Castro e Silva, a diretora social, Melissa Credie, e o diretor de patrimônio, Vitor Montenegro. O mandato da nova diretoria é pelo biênio 2018/2019.

Em seu discurso, o ex-diretor da entidade, defensor público Fernando Figueiredo Serejo Mestrinho, agradeceu o apoio dos colegas que fizeram parte de sua administração e destacou os avanços obtidos, sem esquecer de citar os desafios postos para a nova gestão.

O defensor público geral, Rafael Barbosa, destacou a importância da parceria entre a sua administração e a da Adepam, para o fortalecimento da Defensoria Pública. Para ele, colocar a instituição no lugar em que merece estar é uma missão que deve unir a associação e a DPE-AM.

O presidente da OAB-AM, Marco Aurélio de Lima Choy, também falou destacando a importância do papel do defensor público.

A nova presidente da Adepam, Kanthya Pinheiro de Miranda, agradeceu o apoio e a indicação para a disputa da eleição em chapa única e afirmou que o trabalho da nova gestão será o de buscar fortalecer e estruturar a carreira para atuar melhor junto à comunidade.

“Para ampliar nossos serviços, precisamos aumentar o quadro de defensores com a realização de concursos, por isso o ponto principal do nosso trabalho será o fortalecimento da classe”, afirmou ela, citando as propostas já apresentadas de equiparação às outras carreiras, como do Judiciário e Ministério Público.

Posse no TJAM

O defensor público-geral, Rafael Barbosa, também participou, nesta terça-feira, da posse dos 22 novos juízes de carreira do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Com esta posse, ficam ocupadas todas as comarcas do interior do Estado.

Rafael destacou que “este é um feito histórico que merece pleno reconhecimento. Uma ousadia administrativa do desembargador Flávio Pascarelli (presidente do TJAM) e o amadurecimento econômico que o Tribunal de Justiça atingiu. Quem ganha é o cidadão que precisa da Justiça e pode tê-la ao alcance a partir destas nomeações”, afirmou.

Ele observou que a Defensoria Pública do Estado está seguindo um planejamento estratégico para se fazer presente no interior do Estado com a implantação de polos que atendem o município onde estão instalados e a região vizinha.

Em novembro do ano passado, foi inaugurado o polo de Parintins, que atende também os moradores de Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista do Ramos. O polo tem defensores públicos permanentes e servidores selecionados entre os moradores do local.

No mês que vem, será inaugurado o polo de Itacoatiara e a meta é que dois novos polos sejam inaugurados até o final do ano.

#Adepam #Posse #Fortalecimentodaclasse #DPEAM