Vereadores de Maués se reúnem com defensor público-geral e pedem defensores para o município

Um grupo de quatro vereadores de Maués esteve na sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) na manhã desta terça-feira, dia 06 de março, para pedir ao defensor público-geral, Rafael Barbosa, a presença de defensores públicos no município. Eles receberam como resposta o compromisso de que a cidade terá, ainda neste primeiro semestre, ações de atendimento à população, até que a unidade polo prevista para Maués possa ser implantada pela DPE-AM.

Os vereadores informaram sobre a situação do município, que está carente de assistência jurídica de uma forma geral, segundo eles, com ausência também de juízes e promotores de Justiça. O vereador Rodrigo Bentes relatou, ainda, que há detentos aguardando o acompanhamento de seus processos para obter a devida progressão de suas penas e que teme que isso possa gerar alguma instabilidade no presídio da cidade.

O defensor público-geral, Rafael Barbosa, explicou que a retirada dos defensores do interior aconteceu por falta de estrutura e verba e informou que a volta está acontecendo com à instalação dos polos, com uma unidade já instalada em Parintins e outra prestes a ser inaugurada em Itacoatiara.

Rafael Barbosa também se comprometeu a realizar ações de atendimento itinerante em Maués, para desafogar a demanda da população, até que se instale a unidade polo no município. A primeira ação pode ocorrer ainda neste primeiro semestre. O defensor público-geral também esclareceu aos vereadores que o Grupo de Trabalho Itinerante do Interior (GTI) tem feito o acompanhamento de processos dos municípios, via internet.

Além de Rodrigo Bentes, participaram da reunião os vereadores Raul Salim, Luiz Canindé e Lulinha, que foram também recebidos pelo subdefensor público-geral, Antonio Cavalcante, pela diretora administrativa, Adriana Monteiro Ramos Tenuta, e pelo chefe de gabinete do subdefensor geral, Danilo Germano.