Defensor público geral toma posse e inaugura novo polo da DPE-AM no município de Itacoatiara


"O que vivemos hoje é o reflexo do amadurecimento institucional da Defensoria Pública do Amazonas e marca em definitivo a chegada da instituição no interior do estado. Estamos em Parintins e Itacoatiara, vamos a Humaitá, Tefé e Tabatinga e seguiremos crescendo e ampliando nosso atendimento". Com essas palavras de avaliação e compromisso o defensor público geral Rafael Barbosa foi reconduzido ao cargo para mandato de dois anos, 2018-2019.

A cerimônia aconteceu na manhã desta segunda-feira, na Câmara Municipal de Itacoatiara. É a primeira vez na história da instituição que o defensor geral toma posse em um município do interior do Amazonas.

Os deputados estaduais Josué Neto, Platiny Soares, José Ricardo e Sinésio Campos participaram do evento, reconheceram o crescimento da Defensoria Pública e reafirmaram o compromisso de estar ao lado da instituição na busca por aumento no percentual de orçamento. "A Defensoria Pública é uma instituição que faz tanto pelo povo e é a que menos recebe na partilha orçamentária. Mas nós que estamos aqui vamos lutar para que a realidade de hoje seja outra, pois sabemos que a população será diretamente beneficiada com um valor de repasse maior", afirmou Josué Neto.

POLO ITACOATIARA

Em seguida à posse, houve a inauguração do segundo polo da Defensoria Pública no interior, em Itacoatiara. Além do município sede, o Polo de Itacoatiara vai atender os moradores de Rio Preto da Eva, Itapiranga, Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Urucurituba.

O Polo funciona no Shopping It Mall, situado na Avenida Parque, 762, no Centro e de acordo com Rafael Barbosa, a exemplo do Polo de Parintins, contará com cinco defensores públicos permanentes, assim como servidores selecionados entre os moradores locais para ali permanecerem.

Este é segundo polo da Defensoria Pública no interior. O primeiro foi inaugurado em Parintins, denominado de Zeca Pontes, já em pleno funcionamento.

A implantação das unidades-polo segue os critérios determinados pela Constituição Federal, que estabelece a observância do número de habitantes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para distribuição dos defensores públicos. Para atender às demandas do interior, a DPE atua com o Grupo de Trabalho Itinerante (GTI) em Manaus.


1,147 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas