Defensor geral recebe pedido de implantação de polo da DPE-AM no município de Iranduba

O defensor público geral do Estado, Rafael Barbosa, recebeu nesta segunda-feira, dia 09 de abril, o pedido de implantação de um polo da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). O pedido foi apresentado pelo vereador George Reis (PV), com uma indicação aprovada por unanimidade pelos 13 vereadores de Iranduba. Rafael Barbosa explicou o interesse da DPE na interiorização de forma efetiva e acrescentou a necessidade do aumento no orçamento da instituição para a implantação das unidades no interior.

Como resultado da reunião, ficou acertado que o defensor geral irá ao município em breve para se reunir com todos os vereadores na Câmara Municipal onde vai expor a situação orçamentária da DPE e os projetos de interiorização. Também ficou acordada a elaboração de ações itinerantes no município, enquanto não é possível a instalação de um polo.

O vereador George Reis expôs a crescente necessidade de implantação de um polo da DPE no município por conta do aumento da demanda, principalmente depois da construção da ponte sobre o Rio Negro, que provocou o rápido crescimento do município e de sua população, que hoje já chega a 80 mil habitantes.

O defensor geral reafirmou ao vereador o compromisso de levar a DPE de forma mais efetiva a todos os municípios do interior e informou que Iranduba é uma das prioridades. Rafael Barbosa também explicou o projeto de implantação de unidades polo no interior, que está em andamento com os polos de Parintins e Itacoatiara já em funcionamento e outros três previstos ainda para este ano.

O defensor geral também ressaltou que a DPE precisa de aumento em seu orçamento para conseguir executar de forma efetiva a interiorização da instituição. Na conversa com o vereador de Iranduba, Rafael Barbosa pediu ainda apoio dos vereadores dos municípios do interior nas articulações com o governo do Estado e deputados estaduais para obter o reforço orçamentário.