Defensor geral prestigia posse de nova desembargadora eleitoral

O defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, prestigiou nesta terça-feira, 22, a cerimônia de posse da advogada Giselle Falcone Medina Pascarelli Lopes, como nova integrante da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A solenidade foi realizada no plenário do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e contou com a presença de autoridades locais, tais como o governador do Estado, Wilson Lima, e o prefeito de Manaus, Artur Neto, entre outros. “A Defensoria Pública do Amazonas vê com esperança a nomeação da advogada Giselle Falcone na Corte Eleitoral porque sabe, em função da experiência de atendimento da população amazonense, que a mulher possui mais sensibilidade e elaborada sabedoria de decisão. Em uma Corte que preza pelo respeito e defesa da vontade popular, a participação da nova desembargadora eleitoral fará com que a voz do povo seja melhor ouvida”, declarou o defensor público geral, Rafael Barbosa. Em seu primeiro discurso, Giselle chamou a atenção para a necessidade de acabar com desigualdades e garantir a participação plena e efetiva de mulheres para a liderança e tomada de decisões em todos os níveis da vida pública. “Estou orgulhosa por poder representar todos as mulheres, não apenas da minha casa, a Ordem dos Advogados, mas principalmente, por me sentir representante de todas as mulheres que lutam para ter reconhecimento em suas funções, sejam de poder maior ou menor, considerando que muitas de nós somos duramente cerceadas por alguns de nossos pares que ainda insistem em pregar a ideologia da desigualdade e discriminação, principalmente em meios onde a composição de seus membros é predominantemente masculina. Infelizmente, também no Poder Judiciário, ainda há alguns entraves neste aspecto", enfatizou. A nova desembargadora eleitoral foi nomeada para o cargo em dezembro de 2018, pelo deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) que, na ocasião, estava como presidente da República em exercício. Ela exercerá a função por dois anos, que pode ser renovável por igual período, em cargo destinado à Classe dos Advogados, no TRE-AM. Experiência Giselle Falcone Medina Pascarelli Lopes é graduada em Direito pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas-CIESA; pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes-UCAM e pós-graduada em Direito do Estado pela Universidade Cândido Mendes-UCAM (2005). Ela atuou como assessora jurídica na Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas (nos anos de 2001 e 2002), como diretora de Secretaria no Tribunal de Justiça do Amazonas (entre os anos de 2002 e 2004) e estava atuando na advocacia privada desde 2004.

#DPEAM #TJAM #TREAM #possedesembargadora