Mulheres caem na folia para comemorar Dia Internacional e reafirmar garantia de direitos


Promovida pelo Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado, comemoração teve também carnaval e foi realizada em parceria com Sejusc e Cream

“Hoje é um dia para lembrar que eu sou mulher e mereço ser respeitada”. Com essa afirmativa, carregada de emoção, a dona de casa Sônia* era uma das mais animadas nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, no Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), em parceria com o Centro Estadual de Referência e Apoio a Mulher (Cream) da Secretaria de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

O objetivo da coordenação do Nudem, que atende cerca de 400 mulheres a cada mês, a maioria vítima de violência doméstica, era esse mesmo. “Aproveitamos a coincidência do Carnaval com o Dia Internacional da Mulher para fazer não só festa, mas também palestras buscando educação de direitos”, afirmou a defensora pública Pollyana Vieira, coordenadora do Nudem.

Para Sônia, vítima de agressões do companheiro, mas sob medida protetiva judicial, passar o dia especial nas palestras, conversas, carnaval e lanches foi uma experiência muito boa. “É bom demais você se sentir livre e protegida”, afirmou.

A defensora pública Caroline Braz, que está secretária de Estado da Justiça e Cidadania (Sejusc), participou do evento e destacou o trabalho do governo Wilson Lima na valorização das demandas de interesse das mulheres.

MARIA BONITA

Durante o Carnaval das Mulheres, houve o lançamento do Projeto Maria Bonita, em parceria do Nudem com o Cream, que prevê a realização de reuniões quinzenais com vários módulos, para um grupo de acompanhamento e de acolhimento de mulheres vítimas de violência que evitam procurar os locais de atendimento oferecidos.

De acordo com a defensora Pollyana Vieira, a estratégia do projeto é promover módulos de debates nos quais serão tratados temas como saúde, nutrição e educação em direitos, entre outros, visando acolher essas mulheres.

Duas ações itinerantes vão acontecer, uma no dia 12 no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na Avenida Constantino Nery, 5001, Flores, Zona Centro-Oeste de Manaus, e outra no dia 13 na Delegacia da Mulher do Parque Dez, que fica na Rua Recife, próximo à bola do Conjunto Eldorado, das 8h às 14h.

#DiaInternacional #Mulher #Direitos #Nudem

29 visualizações