Em posse de novos procuradores, defensor geral chama PGE-AM para diálogo sobre demandas


Rafael Barbosa espera que a DPE-AM e a Procuradoria Geral do Estado desenvolvam soluções alternativas para processos que envolvam as instituições

O defensor público geral, Rafael Barbosa, colocou a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) à disposição da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) para o diálogo na busca de soluções extrajudiciais para demandas que envolvam a atuação dos dois órgãos. O gesto foi feito nesta quarta-feira (20) durante a cerimônia de posse de mais dois novos procuradores do Estado aprovados em concurso público

Os advogados Mateus Severiano da Costa , 26, e Henri Dhouglas Ramalho, 28, foram empossados em solenidade realizada no auditório da PGE-AM, na Zona Sul de Manaus. Com a chegada de Mateus e Henri, aprovados em certame realizado em 2016, a Procuradoria passa a ter em seu quadro profissional 93 procuradores do Estado ativos.

“Eu não poderia deixar de vir aqui, mencionar algumas palavras. Colocar a Defensoria à disposição dos procuradores para que a gente trabalhe em prol do povo do Amazonas. Realmente nós precisamos buscar caminhos resolutivos, precisamos mostrar o protagonismo. Então, se nós temos autonomia, se nós temos a capacitação técnica, então, nós temos que investir em meios alternativos”, afirmou o defensor geral durante seu discurso, onde também lembrou que o crescimento da DPE-AM nos últimos anos contou com o apoio da Procuradoria.

O procurador-geral do Estado, Alberto Bezerra de Melo, ressaltou que a PGE busca se manter próxima das outras instituições públicas para garantir a sua prestação de serviços e que a posse de Mateus e Henri é um reforço para o órgão seguir cumprindo seu papel.

“São poucos, mas representam este esforço de engrandecimento da procuradoria. A PGE não apenas desenvolve atividades de defesa e proteção do Estado. A PGE também participa da economia. Recentemente, em Brasília, tivemos uma economia para o Estado, em um só processo, de R$ 30 milhões”, destacou Alberto.

Novos procuradores

Mateus Severiano da Costa nasceu em Manaus, onde obteve a graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e também a especialização em Direito Administrativo. Ele começou a carreira como estagiário na 2ª Vara Criminal da Justiça Federal do Estado do Amazonas.

Mateus foi também servidor efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), ocupando o primeiro cargo público aos 20 anos de idade. No TJAM, ele atuou na 3ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes. Em seguida, ele trabalhou como procurador do Estado do Mato Grosso, atuando, também, junto à Subprocuradoria-Geral de Aquisições e Contratos. Mateus participou, ainda, da coordenação das atividades da unidade setorial da Procuradoria dentro da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso.

“Sou amazonense, estou voltando para a casa. Estou extremamente ansioso para ajudar meu estado. Essa é a realização de um sonho e uma honra estar dentro de uma PGE muito bem estruturada e reconhecida”, comentou.

Nascido em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, Henri Dhouglas Ramalho é graduado em Direito desde 2013, pela Universidade São Francisco (SP). Especialista em Direito Público pela faculdade Damásio de Jesus (SP), ele já exerceu o cargo de procurador do município de Bragança Paulista entre 2014 e 2018.

Também ocupou, em 2017, o cargo de secretário municipal de Assuntos Jurídicos e ainda exerceu o cargo de procurador do município de São José dos Campos (SP), entre 2018 e 2019. Para Henri Dhouglas, a posse no cargo de procurador representa a realização de um sonho pessoal.

“É uma grande honra hoje tomar posse neste cargo. Venho com muita alegria aqui para o Amazonas. Tenho uma experiência na advocacia pública e espero poder representar o Estado muito bem, com a ajuda dos demais colegas, e assim possibilitar que o Estado atenda muito bem a população, além de alcançar posições importantes no cenário nacional”, afirmou.

#DefensoriaPúblicadoEstadodoAmazonas #ProcuradoriaGeraldoEstado #possedenovosprocuradores #Diálogos

158 visualizações