Defensor geral do Amazonas afirma que posse de defensores do Amapá é momento histórico com a Defenso


O defensor público geral do Estado, Rafael Barbosa, participa nesta segunda-feira, 25, de um momento histórico para a Defensoria Pública no Brasil, com a posse dos primeiros defensores e defensoras do Amapá fazendo a instituição presente em todos os Estados do País. Dos 26 Estados e Distrito Federal, apenas a Defensoria Pública do Estado do Amapá não apresentava um quadro de defensores públicos concursados desde sua criação em 1994. Na noite desta segunda-feira, 40 defensores públicos tomarão posse e serão lotados na capital e em municípios do interior.

Participando da abertura do curso de formação para os novos defensores do na manhã desta segunda, o defensor geral Rafael Barbosa disse que a Defensoria Pública do Amazonas está muito feliz por fazer parte dessa história.

“Hoje, o Brasil foi todo pintado de verde. Podemos afirmar que a última casinha foi, enfim, colorida. Com a posse dos defensores públicos do Amapá, todos os Estados do Brasil contam com essa importantíssima instituição, capaz de operar transformações sociais estruturais e genuínas. Poder falar na abertura e passar um pouco da nossa experiência, evidencia o propósito de unidade que defendemos e desejamos para a Defensoria Pública brasileira”.

Rafael Barbosa falou sobre o tema a Defensoria Pública no Brasil no primeiro dia do curso de formação, que segue até o dia 09 de abril.

O assunto também foi debatido pelo presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), Marcus Edson de Lima, que considera este um momento de comemoração, pois trata-se da materialização de um pleito do colégio, que não mediu esforços para conseguir que o primeiro concurso para defensor do Amapá fosse realizado. Segundo o presidente, o trabalho, foi realizado em parceria com a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).

O defensor público do Amazonas Maurílio Casas Maia também participa do curso de formação para defensores do Amapá, abordando o tema a Defensoria Pública na Defesa das Pessoas em Situações de Vulnerabilidades, na tarde de quarta-feira, 27.

Para Maurílio Casas, a participação da Defensoria do Amazonas na formação de defensores de outros Estados é importante para o intercâmbio de informações e uma excelente iniciativa. “Durante a minha palestra, pretendo apresentar em bases teóricas e práticas a atuação da Defensoria em favor dos vulneráveis”, afirmou.

A posse dos defensores do Amapá será realizada às 19h, em Macapá, na Casa da Cidadania da 10ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá.

*Com informações da assessoria do Condege

#DPEAM #Condege #DefensoriadoAmapá #CursodeFormação

59 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas