Defensoria Pública cria Serviço de Atenção Social ao Servidor


Entre as atribuições do Serviço estão a identificação das necessidades sociais dos colaboradores e o encaminhamento para escuta terapêutica com psicólogo da DPE-AM

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) implantou este mês o Serviço de Atenção Social ao Servidor. Entre as atribuições do Serviço estão a identificação das necessidades sociais dos colaboradores e o encaminhamento para escuta terapêutica com psicólogo da DPE-AM, além do incentivo ao acesso a direitos socioassistenciais atendendo demandas de familiares dos servidores.

O projeto atende ao objetivo da Defensoria Pública em instituir projetos voltados aos seus servidores, pontuado no “Planejamento Estratégico 2016-2020 – DPE 2020: O futuro se faz agora”. No documento que guia a administração, o eixo de pessoas é um dos cinco estratégicos para o desenvolvimento do órgão.

A assistente social Zuíla Tapajós Folhadela (foto acima) é a responsável pela coordenação do Serviço de Atenção Social. “A Defensoria Pública vem fazendo diversas ações para atingir as metas relacionadas ao eixo de pessoas. Já existe o atendimento psicossocial aos assistidos e agora esse serviço passa a ser oferecido também para os servidores”, comenta Zuíla.

Um dos primeiros passos para a consolidação do projeto é o cadastro social dos servidores. A atuação do Serviço também vai oferecer suporte às gerências da DPE-AM para a elaboração de políticas de gestão de pessoas e a introdução da cultura da qualidade de vida do trabalhador.

Veja abaixo as atribuições específicas do Serviço de Atenção Social ao Servidor.

- Elaborar cadastro social dos servidores;

- Identificar as necessidades sociais dos servidores;

- Realizar atendimentos sociais, escutas e orientações;

- Incentivar o acesso aos direitos sociais mediante contato com redes de serviços socioassistenciais para encaminhamento de demanda dos servidores e familiares;

- Atuar no incremento das relações interpessoais e mediação de conflitos, com vistas ao alcance de condições humanas e éticas no trabalho;

- Realizar encaminhamento de servidores para escuta terapêutica com psicólogo da Defensoria Pública.

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