Iniciativa do TJAM de investir em tecnologia converge com metas da Defensoria Pública, diz defensor


O defensor geral do Estado, Rafael Barbosa, afirmou na manhã desta terça-feira, 09, que a iniciativa do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) de investir no desenvolvimento de tecnologias para otimizar o funcionamento do Judiciário converge com as metas da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). A afirmação foi feita após a solenidade de assinatura de um conjunto de Acordos de Cooperação Técnica, que irão viabilizar a adoção do sistema de audiências criminais por videoconferência e o desenvolvimento, por meio de projetos P&D, de tecnologia para reconhecimento facial, a ser utilizado pelas Varas Criminais nestas audiências.

Para o defensor geral, a busca pelo aprimoramento dos serviços públicos por meio da inovação tecnológica é um caminho que tem que ser trilhado. “A Defensoria vê a iniciativa do Tribunal de forma muito positiva, inclusive porque nós também adotamos na nossa gestão a tecnologia como o carro chefe e já tivemos vários êxitos com as mudanças no nosso parque tecnológico”, afirmou.

Rafael Barbosa disse também que fica feliz, naquilo que a Defensoria vai poder colaborar, que o Tribunal tenha dado esse passo, juntamente com o governo do Estado, e com instituições privadas como a Positivo e as outras empresas que assinaram hoje os convênios. “E a ideia de interiorização dos serviços do próprio Estado também é positiva. A Defensoria apoia e é isso que ela quer”, declarou.

O evento foi realizado no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com a presença do governador do Estado Wilson Lima, do superintendente da Suframa, coronel da reserva Alfredo Alexandre Menezes Júnior, do presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões, dos representantes das empresas que compõem os convênios e diversas autoridades dos três poderes no Estado.

Os Acordos de Cooperação, que compõem o Projeto Integra TJAM, foram firmados com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), e com o Instituto de Tecnologia e Negócios do Norte (ITN).

Na mesma ocasião, também foi firmado um Acordo de Intenções entre o TJAM, o Grupo Positivo Tecnologia S.A, o Instituto Itriad System, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Seap para implantação do Projeto Educação 4.0 para Baixa ou Nula Conectividade", que inclui ações de ressocialização de detentos.

#DPEAM #TJAM #Suframa #Tecnologia

83 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL

E-mail exclusivo para a imprensa:

ascom.dpeam@gmail.com

SERVIÇOS
Please reload

COMUNICAÇÃO
Please reload

LEGISLAÇÃO
Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas