Assembleia Legislativa presta homenagem aos defensores públicos

Os defensores públicos foram homenageados nesta quarta-feira, 29, em uma Sessão Especial realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) pela passagem do Dia do Defensor Público, celebrado no dia 19 de maio. A homenagem foi proposta pela deputada Alessandra Campelo (MDB) e foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais. A cerimônia foi realizada no plenário Ruy Araújo.

A parlamentar afirmou que o defensor público é uma das carreiras mais belas dentro do serviço público e a que mais representa a máxima do “fazer o bem sem olhar a quem”. Em seu discurso, Alessandra Campelo disse ainda que esta não é uma homenagem apenas dela, mas de todos os deputados e do povo do Amazonas. Ela também ressaltou as dificuldades que um defensor público precisa enfrentar para exercer seu ofício, como a complexidade logística que exige um Estado de dimensões continentais.

“Ser defensor público no Amazonas é um ato de amor e um ato de coragem. Por isso nossa admiração e nossa sensibilidade em fazer essa simples homenagem”, afirmou Alessandra Campelo, acrescentando que enquanto estiver no parlamento tem o desejo de que haja sempre um dia reservado para que o Legislativo se curve diante da Defensoria.

A deputada entregou ao defensor geral, Rafael Barbosa, uma placa de homenagem com referência pessoal a ele, pelo trabalho desenvolvido à frente da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). O defensor geral também foi homenageado individualmente pelo deputado Carlinhos Bessa (PV), nascido no município de Tefé, que agradeceu pelo processo de interiorização que vem sendo realizado pela Defensoria. Tefé será o quarto município polo da DPE-AM e deve ter uma sede da instituição inaugurada no próximos meses.

Ao discursar, Rafael agradeceu o reconhecimento e ressaltou que os defensores públicos deram uma demonstração de desprendimento ao comemorarem o seu dia indo para a Arena da Amazônia prestar atendimento à população no mutirão batizado de “O Dia D”, realizado nos dias 23 e 24 deste mês de maio, atendendo mais de 2,8 mil pessoas em um dia e meio.

O defensor geral também disse que se a Defensoria conseguiu uma transformação, um crescimento nos últimos anos, esse mérito deve ser também creditado à Assembleia Legislativa, que tem dado seu voto de confiança, ajudando na realização dos pleitos da instituição.

“O que nós queremos é que a Assembleia continue acreditando na Defensoria, continue acreditando nos defensores públicos, pois tenho certeza de que se isso acontecer, em breve teremos Defensoria em todo o interior, bem estruturada, podendo oferecer um serviço de qualidade para a população que mais precisa, e replicando o que nós temos na capital”, afirmou.

A sessão especial contou com a presença de autoridades representado os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, além de outros defensores públicos que também foram homenageados com a entrega de um certificado.

#DPEAM #DiadoDefensor #AssembleiaLegislativa