Parceria da Defensoria leva projeto de remição pela leitura a presos de Maués


Detentos do sistema prisional do município de Maués agora podem remir o tempo de cárcere a partir da leitura. A medida que busca a ressocialização dos internos começa a ser implantada com o projeto “Remição pela Leitura”, que foi estabelecido, nessa segunda-feira (3), pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), o Ministério Público do Estado (MPE-AM), o Tribunal de Justiça (TJ-AM) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Conforme o projeto, os presos que voluntariamente manifestarem interesse recebem uma obra literária, clássica, científica ou filosófica e, em 30 dias, devem ler o livro e apresentar uma resenha sobre o tema. Os trabalhos dos internos serão avaliados por alunos do curso de Letras do polo da Ufam em Maués, sorteados dentre voluntários.

A cada obra resenhada, o detento terá remição de quatro dias de sua pena e ao final de até 12 livros efetivamente lidos e avaliados, a possibilidade de remir 48 dias, no prazo em um ano. Caso solicitado pelo preso que possua dificuldades de escrita formal, a avaliação poderá ser feita em resenha oral. Serão utilizadas notas de 0 a 10, sendo considerada aprovada a resenha que atingir nota igual ou superior a 5.

Comitiva da Defensoria Pública viajou para Maués esta semana.

Proposto pela Defensoria Pública, o projeto Remição pela Leitura também já foi institucionalizado, em maio, na Comarca de Nhamundá. Para a DPE-AM, a repetição de massacres em presídios no Amazonas, semelhantes aos que ocorreram em 2017, mostra que a política criminal do País está equivocada, porque privilegia o encarceramento e não avança em soluções sociais que promovam, de fato, a diminuição dos índices de violência.

Mutirão carcerário

A defensora Gabriela Andrade atua no mutirão carcerário

Nesta semana, uma comissão da DPE-AM cumpre agenda no município de Maués, a 259 km de Manaus. Entre as ações realizadas por defensores públicos está o mutirão carcerário, em que a situação jurídica dos detentos da unidade prisional da cidade é verificada.

#Remição #Leitura #Presos #DefensoriaPúblicadoEstadodoAmazonas #Maués

37 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas