Equipe do Polo do Madeira da Defensoria inspeciona creche municipal de Humaitá

A defensora pública Gabriela Andrade e a estagiária Janequele Amorim, do Polo do Madeira da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), realizaram nesta terça-feira, 13, uma visita institucional à Creche Municipal Professora Maria Santiago da Cruz, na cidade de Humaitá, para verificar se o local está apto a receber as crianças.

As creches ou entidades equivalentes devem ser ofertadas pelo município para crianças de até 3 anos, enquanto as pré-escolas, para crianças de 4 a 5 anos. Trata-se de política pública fundamental, ligada ao mínimo existencial.

Para a defensora Gabriela Andrade é de grande importância verificar se as creches e pré-escolas estão aptas para receber as crianças. “São visitas indispensáveis, considerando a prioridade absoluta que precisamos dar às crianças, principalmente na primeira infância, etapa que vai do nascimento até os seis anos de vida da criança e é essencial para o desenvolvimento infantil”, afirmou.

Além das próprias estruturas internas das escolas, requisitos como educação inclusiva, disponibilidade de vagas, merenda adequada, presença de profissionais de nutrição, psicologia, assistência social, odontologia e fonoaudiologia foram alguns dos pontos vistos pela equipe.

A diretora da creche, Sandra Maria de Souza, agradeceu a presença da Defensoria e destacou a importância da parceria com a instituição. Na oportunidade, foi firmado um acordo de participação da Defensoria nas reuniões com os pais para tratar de assuntos relacionados a direitos das crianças e adolescentes, como a convivência familiar e formas de prevenção de alienação parental.

O Polo do Madeira da DPE-AM tem sede em Humaitá, mas atende também os municípios de Manicoré, Apuí, Borba, Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã.

#DPEAM #PolodoMadeira #Crechemunicipal #Humaitá