Defensor geral do Estado recebe medalha Ruy Araújo


O defensor público geral do Estado, Rafael Barbosa, receberá nesta sexta-feira, 13, a medalha Ruy Araújo, a mais alta comenda concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por personalidades, em favor do Estado.

Rafael teve seu nome aprovado por unanimidade pelos parlamentares da Casa, em função do trabalho realizado à frente da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), promovendo a interiorização dos serviços da instituição, além das contribuições como professor universitário.

A solenidade será realizada às 10h, no plenário Ruy Araújo, em Sessão Especial proposta pelo deputado estadual Cabo Maciel. A cerimônia será conduzida pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto.

A condecoração é a segunda concedida ao defensor geral pela ALE-AM. Em abril de 2018, ele recebeu o título de “Cidadão do Amazonas”, em reconhecimento as relevantes contribuições em favor do desenvolvimento do Amazonas.

A Medalha Ruy Araújo, instituída em 1981 pela então deputada estadual Socorro Dutra Lindoso, é uma homenagem da ALE-AM para quem atua de maneira honrosa e se destacada no meio político, jurídico ou cultural, e demais seguimentos da sociedade amazonense.

Curriculum

Rafael Barbosa é defensor público geral do Estado do Amazonas, em segundo mandato, reeleito por aclamação de seus pares. Ficará no cargo até fevereiro de 2020. É natural de Aracaju/SE, doutor e mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP e especialista em Direito Processual Penal e Direito Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Professor Adjunto de Direito Processual Civil na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professor-convidado nos cursos de pós-graduação em Direito Processual Civil da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo em parceria com a Advocacia Geral da União, da Faculdade de Direito de ITU e da Escola Superior da Magistratura do Estado do Amazonas - ESMAM, da Faculdade CESUSC, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCamp e da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

Membro do Conselho Editorial das Revistas Deltajuris, Revista de Processo - RePro e Revista Brasileira de Direito Processual - RBDPro. Ex-Diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Amazonas - ESUDPAM. É também Secretário Geral Adjunto do Estado do Amazonas do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e Membro da Associação Norte Nordeste de Professores de Processos (ANNEP). Integra, ainda, a Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro) e é Coordenador do Núcleo de Estudos em Processo da Universidade Federal do Amazonas (NEPRO/UFAM).

#RafaelBarbosa #homenagem #medalhaRuyAraújo

111 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas