Projeto Ensina-me a Sonhar da Defensoria encerra ano celebrando contratação de adolescentes para est

Um almoço de confraternização e uma tarde de brincadeiras em um parque de diversões marcaram as comemorações do ano do projeto Ensina-me a Sonhar, promovido pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), ontem, num shopping da capital amazonense.

Os adolescentes, que agora vivem experiências de trabalho profissional e renda, agradeceram não só as oportunidades de estágio vividas por alguns, mas também a contratação pelo sistema terceirizado da Defensoria Pública.

Durante este ano, 19 adolescentes que integraram o projeto foram selecionados para trabalhar na Defensoria Pública, pelo período de um ano. Desses, três foram contratados pelo sistema terceirizado da DPE-AM e quatro estão atuando como estagiários.

Desenvolvido pela Defensoria Especializada em Medida Socioeducativas da Infância e Juventude, o projeto, criado há dois anos, é coordenado pelas defensoras Juliana Lopes, Dâmea Mourão e Monique Cruz.

“O Ensina-me a sonhar leva palestras motivacionais para as unidades socioeducativas e oferece bolsas de estágio na Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) com o objetivo de proporcionar experiência profissional e renda para a ressocialização de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Manaus”, afirma Juliana Lopes.

Desde a criação do programa, em 2017, aproximadamente 162 adolescentes passaram pelo projeto sendo acompanhados nas unidades. Para as defensoras, há grandes motivos para comemoração na medida em que esses adolescentes conseguiram mudar a sua história, a partir das oportunidades oferecidas, pois o estágio tem resultados concretos na ressocialização dos adolescentes, que são acompanhados periodicamente pela Defensoria Especializada na Execução de Medidas Socioeducativas.

“É com satisfação que encerramos mais um ciclo de atividades do projeto, uma vez que não só propicia as oportunidades, mas traz efeitos concretos e positivos na vida dos jovens e traduz a importância de iniciativas como este projeto, ainda que haja dificuldades pelo caminho. Afinal, muitos são os desafios, pois sonhar exige a todos esforço, dedicação e perseverança”, finalizou Dâmea Mourão.

#EnsinameaSonhar #Celebração #Estágio