Defensor participa de seminário sobre prevenção à violência contra a mulher em Itacoatiara

O defensor público do Estado, Bruno Fiorin, do Polo do Médio Amazonas da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), cuja sede é Itacoatiara, ministrou palestra no seminário “Atitudes na prevenção de violência doméstica e familiar”, realizado no município nesta quarta-feira, 11.

Uma das decisões tomadas no seminário foi a obrigatoriedade dos agressores assistirem palestras e seminários como forma de punição e medida protetiva no município.

Com o público destinado a mulheres vítimas de violência, o seminário foi resultado de uma parceria entre o Poder Judiciário, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público do Estado, Polícia Civil e Câmara Municipal de Itacoatiara, entre outros. As palestras servirão como instrumentos a serem usados pela justiça restaurativa, pra enfrentar a violência cultural que está enraizada em muitos casos, explicou Bruno.

Foram também palestrantes o juiz Saulo Pinto, da 1ª Vara de Justiça, do Tribunal de Justiça (TJ-AM), Tânia Azevedo, coordenadora da Casa de Maria, em Itacoatiara, e o delegado titular do município, coronel da PM Paulo Barros.

O defensor destacou, na sua participação, a justiça restaurativa como um meio de retirar apenas o caráter penal da situação. A Defensoria pública, por meio do polo do Médio Amazonas, atua junto a Casa de Maria, anexa à delegacia civil, para atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

O Polo do Médio Amazonas da DPE-AM atende também aos municípios de Urucará Urucurituba São Sebastião Do Uatumã Silves e Itapiranga.

#seminário #itacoatiara #defensoria #polo