Defensoria atende moradores do Mauazinho na última Praça do Consumidor de 2019

Moradores do bairro Mauazinho, na Zona Sul de Manaus, tiveram a oportunidade de ingressar com ações judiciais gratuitamente na manhã deste sábado (14). O serviço foi oferecido pela Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) durante a última edição de 2019 da Praça do Consumidor, realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam), na Escola Municipal Ana Maria.

Em parceria com órgãos públicos, instituições e concessionárias, a Praça do Consumidor ofertou mais de 15 serviços. O registro de reclamações de práticas abusivas e de cobranças indevidas, a negociação de dívidas, a contestação de faturamento e a orientação jurídica da DPE-AM foram os mais procurados pelos cidadãos, segundo a CDC/Aleam.

“Apesar de o foco da ação ser o atendimento voltado ao direito do consumidor, a maioria das pessoas nos procurou para serviços da área de Família. Ao todo, foram 58 atendimentos realizados pela Defensoria”, explicou o defensor público Thiago Rosas, que participou da Praça do Consumidor com a defensora Natasha Hara.

Além da CDC/Aleam e da Defensoria Pública do Estado, a ação contou com os atendimentos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Manaus), Correios, Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e das secretarias municipais de Finança e Tecnologia da Informação (Semef), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi/Sine).

Também estiveram presentes as concessionárias Águas de Manaus e Amazonas Energia. Uma linha direta com as operadoras de telefonia e internet Vivo, TIM, Claro, Oi e Net foi disponibilizada aos consumidores, que puderam negociar débitos e tirar dúvidas junto às empresas.

Praça do Consumidor

De março a dezembro deste ano, a Praça do Consumidor, coordenada pela CDC/Aleam, já percorreu bairros e comunidades de Manaus e do interior do Estado, tendo realizado mais de 10 mil atendimentos. Segundo o deputado estadual João Luiz (Republicanos), a descentralização das atividades foi algo pensado para que as ações da CDC/Aleam atingissem um público mais amplo, diferente das pessoas que já conhecem e procuram a comissão na sede da Aleam.

#DefensoriaPúblicadoEstadodoAmazonas #atendimentos #bairroMauazinho #Manaus #PraçadoConsumidor