Defensor geral destaca transparência e trabalho de prevenção do procurador de Contas João Barroso




O defensor geral do Estado, Ricardo Paiva, destacou, nesta quarta-feira, 17, a transparência e o trabalho de prevenção desenvolvido pelo procurador geral de Contas, João Barroso, que foi reconduzido ao cargo para o biênio 2020-2022. Paiva participou da solenidade virtual de posse do procurador geral de Contas, juntamente com diversas autoridades do Estado, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de instituições que compõem a rede fiscalização dos recursos públicos.


Após a solenidade, o defensor geral declarou que a posse do procurador geral de Contas é um momento de grande importância e que vê com muita felicidade procedimentos e atuação adotados pelo Ministério Público de Contas, que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), visando uma conduta preventiva.


“Nesses dois últimos anos, o procurador João Barroso desenvolveu um trabalho muito bom, prezando pela transparência entre os poderes e isso é muito importante. Além disso, também percebo uma grande atuação no sentido da prevenção, uma atuação anterior às eventuais irregularidades ou falhas na prestação do serviço. Quero dizer também que é um momento de alegria para toda a Corte de Contas, a quem tenho que parabenizar, porque nesse momento de pandemia, exercer o trabalho de fiscalização e julgamento de contas de forma virtual. É algo disruptivo”, afirmou Paiva, após a cerimônia.


Além do presidente do TCE, Mário de Mello, entre as autoridades que participaram do evento virtual e manifestaram reconhecimento ao trabalho de João Barroso nos dois últimos anos à frente do MPC, estavam o governador do Estado, Wilson Lima, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Josué Neto, e a procuradora geral de Justiça do Estado, Leda Mara.


Em seu discurso, Barroso disse que a maior alegria para um servidor público é ter seu trabalho reconhecido e falou sobre sua atuação no último biênio. “Carregamos conosco uma grande responsabilidade decorrente do peso do elevado cargo público que ocupamos. Em nome do Ministério Público de Contas reafirmo e renovo o novo compromisso e a firme disposição de colaborar com muita responsabilidade e espírito público para o aprimoramento das instituições, o fortalecimento do controle externo e controle social na defesa do interesse público e da boa e regular aplicação do dinheiro público”, concluiu.





FOTOS: Clóvis Miranda/DPE-AM

80 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas