Defensores do interior participam de workshop com presença do especialista em gestão Ulisses Tapajós



O especialista em gestão Ulisses Tapajós concedeu a palestra “Boas Práticas para um Serviço Público de Excelência” no workshop para defensores públicos do interior, realizado nesta terça-feira, 3, na sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). O workshop reuniu defensores dos cinco polos da instituição também para um bate-papo com o novo defensor geral do Estado, Ricardo Paiva, e o subdefensor geral, Thiago Nobre Rosas.


Em sua palestra, Ulisses Tapajós apresentou o modelo de gestão que levou de sua experiência no Distrito Industrial para a administração pública, aplicando os princípios na Secretaria Municipal de Finanças, onde esteve à frente de 2013 a 2016.


Segundo Ulisses, a implantação de um modelo de gestão baseado nos pilares da honradez, eficiência e modernização transformaram a administração municipal. O especialista utilizou o exemplo para mostrar que o modelo de gestão pode ser também empregado na Defensoria. “O diferencial de vocês é criar um modelo de gestão para fazer mais com menos”, afirmou.


Ulisses Tapajós também ressaltou a importância da gestão de pessoas e da informatização para que a instituição alcance suas metas. Segundo ele, os dois fatores são fundamentais para aumentar a eficiência. “Sem uma equipe feliz, não se consegue os melhores resultados”, disse em um trecho da palestra em que destacou a importância de tratar a equipe com respeito, valorização, recompensa e reconhecimento. “E um segredo para a Defensoria é fazer a informatização de seus processos. Com a informatização e uma equipe forte, aumenta a chance de sucesso”, afirmou.


Durante o workshop, o defensor geral Ricardo Paiva e o subdefensor Thiago Rosas também apresentaram planos da nova gestão para a instituição e para a atuação dos defensores do interior. Mapeamento logístico de viagens ao interior, padronização do fluxo de atendimento de Família, salas de apoio para atendimento no interior, reforço na assessoria e no programa Adote uma Comarca foram alguns pontos abordados.


O defensor geral também destacou a atuação estratégica como uma das prioridades. “Precisamos atuar de forma coordenada e estratégica. Eleger temáticas importantes para, de forma estratégica, atuar em todo o Estado”, disse.


Segundo Ricardo Paiva, a uniformização do fluxo de atendimento de família servirá para proporcionar a atuação estratégica, como uma forma de atender mais e melhor com o menor esforço possível. “Vocês enquanto defensores fazem a diferença na vida das pessoas. Essa é a mensagem que queria deixar para vocês”, concluiu.



FOTOS: Clóvis Miranda/DPEAM


87 visualizações