Defensoria é homenageada por atuação no projeto Prefeitura + Presente

Reconhecimento foi feito com entrega de certificado de honra ao mérito pela parceria que visa beneficiar população

A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) foi homenageada nesta quinta-feira, 9, pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec), em função da atuação no projeto “Prefeitura + Presente”, em 2019.

A homenagem foi realizada pelo titular da pasta, Rodrigo Guedes, que entregou ao defensor geral do Estado, Rafael Barbosa, e à defensora pública, Juliana Lopes, um certificado de honra ao mérito em reconhecimento ao trabalho realizado pela instituição, por meio do programa Defensoria Itinerante.

Com o total de 24 edições em 2019, foram realizados 59 mil atendimentos aos cidadãos de todas as zonas da cidade pelo “Prefeitura + Presente”, segundo a Semdec, coordenadora do projeto itinerante. O trabalho foi realizado por secretarias do município e instituições parceiras, a exemplo da Defensoria Pública.

“A Defensoria é uma das grandes parceiras da Prefeitura e temos muito a agradecer pela colaboração que essa instituição nos dá no atendimento ao cidadão. Por não ser um órgão da Prefeitura de Manaus, a Defensoria não tem obrigatoriedade de participar, mas de forma voluntária e com espírito de coletividade para o bem-estar do cidadão, busca estar em todas as edições do Prefeitura + Presente. A homenagem é simples, mas nossa gratidão pela parceria é eterna”, destacou Rodrigo Guedes.

Entre as principais demandas atendidas pela Defensoria Pública estão serviços de ação de alimentos, retificação de registro, ofícios para expedição de 2ª via de registro de nascimento, acordos na área de Família, entre outros.

“Essa parceria é muito importante porque a população não precisa sair do seu bairro para ser atendida porque a Defensoria vai de encontro a quem precisa dos serviços disponibilizados pela instituição. A Defensoria é muito feliz com essa parceria, apoia e está à disposição para que a ação seja intensificada em 2020”, explicou a defensora Juliana Lopes, coordenadora do programa Defensoria Itinerante.

Para o defensor geral, Rafael Barbosa, o projeto é mais um canal de acesso para a resolução de demandas da população. “A população que precisa da Defensoria é o motivo da instituição existir. E nada melhor que os serviços da Defensoria cheguem onde a população está, principalmente quando é por meio de uma parceria que só gera benefícios para o nosso assistido como o projeto Prefeitura + Presente. É um trabalho em conjunto que apoiamos e continuaremos contribuindo para que melhore a qualidade do cidadão que precisa ter suas demandas atendidas e resolvidas”, ressaltou o defensor geral.