Defensoria do Amazonas registrou 13,4 mil atos de atendimento nas duas últimas semanas




Teletrabalho permite que a DPE-AM siga abraçando as causas da população; foram registrados 3.989 atendimentos via Disk 129

Desde o início da pandemia por COVID-19, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) vem adotando medidas para resguardar assistidos, servidores e defensores públicos, como a suspensão do atendimento presencial para casos não emergenciais. Mas a instituição segue trabalhando. Nas duas últimas semanas, a DPE-AM registrou 13.423 atos de atendimento, que incluem atendimentos novos e atividades como análise processual, recursos, notificações, ofícios e requerimentos. Também foram registrados 3.989 atendimentos via Disk 129. Os dados são da Diretoria de Planejamento (Dplan).

Servidores e defensores públicos têm trabalhado de suas casas, por meio das ferramentas que permitem conectividade e a Defensoria mantém o atendimento presencial apenas para os casos de urgência, que incluem direito à vida, à saúde, réus presos, prisão civil por dívida de pensão alimentícia, além de prazos de processos em andamento, entre outros. As urgências são atendidas na sede da Defensoria, situada na Avenida André Araújo, 679, Aleixo.

Dessa forma, unindo teletrabalho e atendimento emergencial, a Defensoria segue abraçando as causas do povo do Amazonas, apesar da adversidade do momento. De acordo com relatório da Diretoria de Planejamento da instituição, foram registrados nas duas últimas semanas 3.379 atos de atendimento da área Cível, 5.597 da área Criminal e 4.447 da área de Família.

Os novos atendimentos somam 1.484 pessoas que procuraram a Defensoria nessas duas últimas semanas. Desse total, 304 precisaram de assistência na área Cível, 511 na áreas Criminal e 648 na área de Família.

Além disso, pelo serviço telefônico gratuito Disk 129, as pessoas que necessitam da Defensoria Pública tiveram acesso a orientações e encaminhamentos para atendimento. Quem está em Manaus e precisa de atendimento ou quer tirar uma dúvida, pode ligar para o Disk 129 de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Após às 14h, há plantão funcionando no número (92) 3198-1422, até as 17h.

No interior, os assistidos podem entrar em contato com o Polo onde está sendo atendido por telefone:


- Polo do Médio Amazonas/Itacoatiara: (92) 984168722

- Polo do Baixo Amazonas/Parintins: (92) 98455-6153

- Polo do Madeira/Humaitá: (92) 98416-5678

- Polo do Médio Solimões/Tefé: (92) 98417-2747

- Polo do Alto Solimões/Tabatinga: (92) 98428-2843.


FOTO: Clóvis Miranda/DPEAM

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