Defensoria expressa pesar pelo falecimento de Dom Sérgio Castriani



A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) lamenta o falecimento do arcebispo emérito de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani. Ele faleceu na noite desta quarta-feira (3), em um hospital particular da capital.


Além de ser uma das principais lideranças religiosas do país, Dom Sérgio foi um entusiasta da Defensoria Pública e de sua missão institucional de levar assistência jurídica gratuita aos vulneráveis. Em julho de 2019, em meio a uma das campanhas para o aumento de orçamento da DPE-AM, o clérigo publicou artigo na imprensa amazonense defendendo o pleito do órgão.


“Ela [a Defensoria] não funciona a contento por falta de dinheiro. [...] Não estaremos defendendo uma classe social, mas um serviço estrutural na sociedade que é excludente e que precisa aperfeiçoar os mecanismos do direito que promovam a cidadania plena para todo brasileiro”, escreveu Dom Sérgio, à época.


Em nome de todo o quadro profissional da DPE-AM, o defensor público geral do Amazonas, Ricardo Paiva, solidarizou-se e transmitiu os sentimentos à comunidade católica, aos amigos e aos familiares do arcebispo emérito.


“É uma grande perda não só para a religiosidade, como para toda sociedade amazonense. Dom Sérgio era uma pessoa verdadeiramente sensível à causa pública e às lutas sociais. Prova disso o seu apreço pela Defensoria. Na inauguração da nossa sede administrativa, ele esteve presente, acompanhando aquele momento de conquista para a população. É uma das boas lembranças que a Defensoria irá guardar de Dom Sérgio”, afirmou Paiva.


Informações a respeito da causa da morte e do funeral ainda não foram divulgadas pela Arquidiocese de Manaus.

31 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL

E-mail exclusivo para a imprensa:

ascom.dpeam@gmail.com

SERVIÇOS
Please reload

COMUNICAÇÃO
Please reload

LEGISLAÇÃO
Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas