Defensoria realiza segunda edição do Mutirão Virtual de Atendimentos de 14 a 18 de setembro



Ação é destinada à área de Família para atendimentos agendados. Agendamentos poderão ser feitos a partir do dia 8 de setembro


A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizará de 14 a 18 de setembro a segunda edição do Mutirão Virtual de Atendimentos. A ação é destinada a atendimentos agendados para a área de Família, com os serviços de pensão alimentícia, guarda de crianças e adolescentes, união estável, divórcio, investigação de paternidade e tutela. Os agendamentos poderão ser feitos a partir do dia 8 de setembro no site da instituição – www.defensoria.am.def.br. As vagas são limitadas.


De acordo com o subdefensor geral do Estado, Thiago Rosas, os atendimentos são apenas para as primeiras 1000 pessoas que realizarem o agendamento no site da instituição. O mutirão busca desafogar demandas reprimidas por conta da suspensão das atividades presenciais imposta pela pandemia de Covid-19.


O subdefensor ressalta que a instituição precisou readequar o planejamento por conta da pandemia, o que resultou na suspensão do atendimento presencial. Contudo, segundo Thiago, os defensores mantiveram o trabalho diuturnamente para preservar direitos da população, na capital e no interior, com inúmeras recomendações e ações judiciais que permitiram o acesso à saúde, com obtenção de leitos em hospitais, medicamentos, transferências de pacientes em estado grave do interior para tratamento na capital, entre outras.


Ainda de acordo com o subdefensor, a pandemia levou a Defensoria a procurar meios que aproximassem ainda mais a instituição do público que precisa. O mutirão virtual é uma dessas formas. A DPE-AM já implantou o atendimento em diversas áreas via aplicativo Telegram, ligação telefônica e Disque 129.


Para atendimento no mutirão virtual, as pessoas que precisam do serviço da Defensoria fazem agendamento sem precisar ligar ou enfrentar fila. Tudo é feito via sistema on-line. “Elas entraram no site, cadastraram os dados e escolheram o dia e horário que queriam ser atendidas”, destaca Thiago Rosas.


Para realizar os atendimentos, os servidores da Defensoria trabalham presencialmente com respeito aos cuidados de distanciamento e higiene, a fim de seguir a prevenção dos protocolos recomendados por instituições de saúde. A equipe que está em atendimento está utilizando álcool em gel e máscaras, além de higienizar os computadores e material de trabalho, mantendo o distanciamento.


Atendimento virtual


No dia escolhido no agendamento, a Defensoria entra em contato com o interessado e inicia um chat no Telegram. O interessado deve acessar o Telegram com 15 minutos de antecedência em relação ao horário marcado no agendamento. Um servidor da instituição fornece as orientações necessárias e caso o interessado não tenha enviado os documentos para o atendimento com antecedência, a documentação é solicitada durante o atendimento.



Fotos: Clóvis Miranda/DPE-AM

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