Em palestra na Defensoria, presidente da FVS conscientiza sobre cuidados na prevenção ao Coronavírus




“Por mais calorosos que sejamos, não é momento de abraços, beijos e apertos de mãos. É hora de exercitar a empatia”


A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) recebeu nesta segunda-feira, 16, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), epidemiologista Rosemary Costa Pinto, para uma palestra de conscientização sobre atenção aos cuidados relativos à disseminação da Covid-19 (Coronavírus), realizada na sede da instituição.


Em cumprimento às recomendações do Ministério da Saúde para que sejam evitadas aglomerações, o número de participantes presenciais foi limitado, mantendo-se entre eles a distância mínima necessária. A palestra foi transmitida ao vivo pelo YouTube e o link foi distribuído aos servidores, defensores e à comunidade em geral.


A diretora-presidente da FVS falou para membros e servidores da instituição sobre o atual cenário da pandemia no mundo, no Brasil e no Amazonas, e as precauções necessárias para reduzir os riscos de transmissão do vírus, sem pânico e tendo como base informações oficiais e científicas. “Este é um importante momento de reprodução de informações confiáveis, dado o grande número de fake news (notícias falsas) que estão circulando”, afirmou Rosemary Pinto.


Rosemary também disse que esse é momento de exercitar a “empatia”. “É hora de pensar em nos proteger e proteger a nossa família. É hora de se colocar no lugar do outro, de não se expor. Evitem aglomerações. Permaneçam em locais arejados”, aconselhou ela, ao acrescentar: “Não viaje”, completou, dizendo que viagens, nesse momento, só se forem de extrema necessidade.


Para o defensor geral do Estado, Ricardo Paiva, em um momento como esse, de disseminação de uma doença, é preciso estar perto de pessoas que possam dar informações técnicas e concretas sobre os cuidados a serem tomados.


“Sabemos que a Fundação de Vigilância em Saúde tem feito um trabalho técnico muito bom. A doutora Rosemary é uma epidemiologista e conhece muito do assunto. Ao trazê-la para a Defensoria, pretendemos passar um pouco de tranquilidade a todos os nossos colaboradores em geral, além de mostrar as formas de prevenção e os cuidados a serem tomados daqui pra frente, assim como tranquilizá-los em relação ao cenário que estamos vivendo”, disse Paiva.


As decisões que a Defensoria Pública tem tomado em relação à Covid-19, como o Ato Normativo nº 04/2020-GDPG/DPE/AM, que dispõe sobre medidas temporárias para redução das possibilidades de transmissão do Coronavírus, têm como base recomendações da FVS. O documento com as normas foi publicado no Diário Oficial da Defensoria Pública na última sexta-feira, dia 13/03/2020, e visa a redução dos riscos de transmissão.


Durante a palestra para membros e servidores da Defensoria, a epidemiologista falou ainda sobre as formas de transmissão do vírus, os grupos de pessoas mais suscetíveis ao agravamento da doença, o tratamento disponível e como reduzir o risco de contaminação. “A FVS e a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomendam que você não viaje nesse momento, porque você aumenta seu risco de contaminação e pode trazer o vírus para cá. Evite também o contato. Por mais calorosos que sejamos, não é momento de abraços, beijos e apertos de mãos”, afirmou.


A especialista também recomendou redobrar os cuidados com higiene, lavar as mãos com mais frequência, o uso do álcool gel para a higienização e o uso de máscaras apenas pelas pessoas doentes e por quem está cuidando delas. Outra recomendação importante é evitar se dirigir às unidades de saúde sem necessidade, sem o agravamento dos sintomas, para evitar a sobrecarga no sistema de saúde, o que poderia prejudicar principalmente pacientes em estado grave.


FOTOS: Clóvis Miranda/DPEAM

64 visualizações
INSTITUCIONAL
Please reload

DIÁRIO OFICIAL
Please reload

CONSELHO SUPERIOR
Please reload

LEGISLAÇÃO
SERVIÇOS
Please reload

IMPRENSA
Please reload

Please reload

Avenida André Araújo, nº 679 - Bairro Aleixo
CEP 69060-000 | Manaus - Amazonas