Moradores de Apuí começam a receber Auxílio Emergencial após DPE-AM garantir reabertura de lotérica

Sem agência da Caixa na cidade, população aguardava desde 9 de abril a reabertura da única lotérica para sacar benefício de R$ 600

Após quase um mês de espera, a população de Apuí (a 347 km de Manaus) começou a receber, nesta terça-feira (5), o pagamento do Auxílio Emergencial ofertado pelo Governo Federal diante da pandemia de Covid-19. Localizado no Sul do Amazonas, o município não possui agência da Caixa Econômica Federal e viu sua única lotérica reabrir, esta semana, depois de intervenção da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM).

O pagamento da primeira parcela do Auxílio Emergencial de R$ 600 começou no dia 9 de abril, mas desde 20 de março, a Lotérica da cidade estava fechada porque o proprietário possuía uma dívida que precisava ser renegociada junto à Caixa, no município vizinho de Humaitá. Apuí, no entanto, estava isolada devido à queda de uma ponte e problemas na estrada que liga a cidade à região.

Segundo a defensora pública Stefanie Sobral, que atuou no caso, foram feitas diligências em parceria com a Câmara Municipal e a Prefeitura para que a dívida do empresário fosse renegociada e a lotérica reaberta.

“Nós buscamos informações junto à superintendência regional da Caixa e atuamos de maneira extrajudicial para que fosse feita a renegociação, o que possibilitaria o pagamento da dívida. Os beneficiários do Bolsa Família e, agora, do Auxílio Emergencial, não estavam recebendo. Só há uma agência do Bradesco na cidade. Como a lotérica era o correspondente da Caixa, a população estava sem receber nada, o que vinha agravando ainda mais a situação de vulnerabilidade social dos beneficiários”, conta a defensora pública.

Após a reabertura da lotérica a Defensoria Pública, em parceria com o Ministério Público Estadual, expediu uma recomendação à lotérica para que adote medidas de proteção aos funcionários e clientes diante do risco de transmissão do coronavírus. Dentre as solicitações, estão o ordenamento das filas de espera por atendimento com respeito ao distanciamento social, cuidados de higienização do estabelecimento, além de distribuição de materiais de higiene pessoal, como álcool gel, para os clientes.

Até essa terça-feira (5), Apuí é um dos nove municípios amazonenses que não registram casos de Covid-19. O Estado enfrenta uma crise de saúde diante da pandemia e as outras 53 cidades já totalizam 8.109 infectados e 649 óbitos provocados pela doença.